Carta contra a repressão no México – Boletim de imprensa

english       español      deutsch     français     italiano


“Carta contra a repressão e criminalização do protesto civil no México”

– Boletim de imprensa

Novembro 24, 2014

Em nome da comunidade acadêmica, ativista, artística e cultural, a Rede Global #AyotzinapaSomosTodos faz chegar a vocês a Carta contra a repressão no México para que esta possa ser dada a conhecer à opinião pública.

Nossa carta soma-se ao repúdio social perante os atos de repressão acontecidos no passado 20 de novembro de 2014 durante a manifestação pacífica que teve lugar no Zócalo da cidade do México e demanda a libertação imediata dos manifestantes que foram presos arbitrariamente pelas forças de segurança.

As recentes mobilizações civis no México e no mundo refletem a indignação cidadã, uma forma de exigir justiça e uma maneira de exercer o direito à liberdade de expressão e o direito de associação. A resposta que o Estado mexicano teve diante destas manifestações cidadãs pacíficas é preocupante. O uso excessivo da força, a participação da polícia anti-motins e as violações às garantias penais dos detidos parecem ter como principal alvo desmotivar e reprimir o protesto social pondo em risco a integridade de muitos manifestantes pacíficos.

O descrédito das forças de segurança e do sistema de justiça só piora com as detenções arbitrárias ocorridas no último dia 20 de novembro. Os 11 detidos vêm enfrentando um processo cheio de irregularidades ao ser presos. Exigimos que lhes seja restituída a liberdade num processo justo e denunciamos enfaticamente eles terem sido transferidos a prisões de alta segurança, longe da cidade do México, onde carecem de cobertura legal adequada.

Alertamos aos governos, à opinião pública e aos organismos internacionais sobre o risco que envolve a criminalização e a repressão do protesto civil no México. Além de violentar os direitos de expressão política dos cidadãos, o uso da força estatal não é a via para solucionar os conflitos pelos quais atravessa o país, e só aprofundará a violação dos Direitos Humanos e a confrontação entre cidadãos e governo.

Esta Carta aberta começou a circular na noite do 22 de novembro (horário da cidade do México) em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português. Em 48 horas de sua criação, mais de 12.000 pessoas em pelo menos 85 países têm assinado a carta. O texto completo dela pode ser consultado em ayotzinapasomostodos.wordpress.com/carta-contra-a-repressao/ Neste mesmo link vocês poderão encontrar, a partir de amanhã, um vídeo onde cidadãos ao redor do mundo lêem a mesma nos diversos idiomas de alguns dos países onde a carta coletiva foi assinada.

Dentre os assinantes destacam-se os críticos de cultura e acadêmicos Benjamin Arditi, Yvon Le Bot, Eduardo Buscaglia, Judith Butler, Giuseppe Cocco, Néstor García Canclini, Adolfo Gilly, Andrea Giunta, Aldredo López Austin, Cuauhtémoc Medina, Gabriela Polit, Rossana Reguillo, Nelly Richard, Suely Rolnik, Diana Taylor; ativistas e jornalistas como Lydia Cacho, Guillermo Osorno, Sopitas, ou Alejandro Vélez; e escritores e artistas visuais como Eduardo Abaroa, Francis Alÿs, Carlos Amorales, Carmen Boullosa, Junot Díaz, Graciela Carnevale, Coco Fusco, Margo Glanz, Vicente Rojo, Doris Salcedo e Juan Villoro.

Em nome da rede global #AyotzinapaSomosTodos agradecemos imensamente a plataforma de difusão que nos oferecem. Para qualquer consulta ou informação favor escrever para ayotzinapasomostodos.media@gmail.com.

Presos Políticos: Ramón Domínguez Patlán/Atzín Andrade González/Juan Daniel López Ávila/ Laurence Maxwell Ilabaca/Luis Carlos Pichardo Moreno/Francisco García Martínez/ Hillary Analí González Olguín/Liliana Garduño Ortega/Hugo Bautista Hernández/ Tania Ivón Damián Rojas/Roberto César Jasso del Ángel.

#YoNoMeCansaré

#ContraLaRepresiónMX

 

Atenciosamente,

Equipe de Redes e Comunicação

Rede Global #AyotzinapaSomosTodos

Twitter: @43Global
Facebook: https://www.facebook.com/ayotzinapasomostodos

Fórum Global “México e a ferida do mundo”: https://ayotzinapasomostodos.wordpress.com/foro-portugues/
Youtube: http://bit.ly/11QS8p9
Livestream: new.livestream.com/43Global

 Foro Global | Global ForumHINCADOS974735_10154861908945704_1248813214_n

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s